sábado, 12 de março de 2011

O ÔNUS DA PROVA CABE A QUEM ALEGA


É uma regra básica da nossa legislação. A parte que alegar algo contra alguém assume para si o ônus de provar as suas alegações.

Pois bem, foram graves as alegações deferidas pelo Presidente Executivo do Clube de Regatas Brasil, Marcos Barbosa, logo após a partida entre Coruripe e CSA, neste sábado, dia 12.03.2011, ao vivo, em entrevista ao jornalista Valmari Vilela, na Rádio Jornal.

Disse em alto e bom som o Presidente Executivo do CRB, para quem quisesse ouvir, que existe um complô dentro da Federação Alagoana de Futebol contra o CRB e o CSA, com o intuito de prejudicar os dois clubes dentro do campeonato alagoano.

Afirmou o Presidente que existem pelo menos três pessoas da direção da FAF envolvidas nesta perseguição ao CRB e CSA.

Afirmou também que esta manipulação visa beneficiar dois clubes para que eles sejam campeão e vice-campeão alagoanos (talvez para participarem da próxima Copa do Brasil) e que ele revelaria posteriormente o nome destes dois clubes.

Depois de ter ouvido integralmente a entrevista, eu, mais uma vez, fiquei a me perguntar: Porque as entidades desportivas alagoanas não se utilizam dos instrumentos jurídicos que lhes são oferecidos pela nossa legislação para denunciar e provar graves ilicitudes cometidas contra si?

Porque assuntos graves como estes ficam restritos ao mundo das resenhas esportivas?

Porque dias depois, quem acusou não prova e quem foi acusado não se defende?

As instituições, CRB, CSA e FAF tem obrigação de discutir assuntos como estes no meio jurídico, até para provar aos torcedores alagoanos o que realmente esta existindo nos bastidores do futebol.

Ao CRB e CSA caberia ingressar com ações contra a Federação Alagoana de Futebol para provar o que está alegando e pleitear punições e indenizações pelos danos sofridos.

A Federação Alagoana de Futebol, por sua vez, deveria ingressar com uma interpelação judicial contra as pessoas que fizeram as graves acusações que foram veiculadas na imprensa e assim se tornaram públicas.

Mas, o que me impressiona é que nenhuma das partes usa a Justiça para provar quem está certo e quem está praticando ilicitudes, se é que elas existem.

Qual é o objetivo de tais alardes, falsos ou não? Seria para moralizar o futebol alagoano ou para pressionar quem pratica a ilicitude para que não continue com tal procedimento, pelo menos contra aquele clube que berrou na imprensa?

Eu, como torcedor, valorizo a atitude do Presidente em defender ferrenhamente o CRB e enfrentar tudo e todos, mas acho que é o momento de provar o que realmente está acontecendo, e forma legal a na esfera correta (a justiça), para a moralização do nosso futebol.

Espero que este episódio não vire mais uma moeda de troca entre os clubes e a Federação.

Um comentário:

  1. Meu Prezado Dr. Carlos,

    Lendo o Blog da Fernandinha Medeiros descobri o seu. Surpresa muito agradável.
    Sobre o seu Post, com denúncias como essas, sem prova alguma, pelo menos até aqui não tomei conhecimento de nenhuma, o que os dirigentes querem é encobrir o erro de terem montado times medíocres como os atuais CRB e CSA.
    Pode acreditar que nenhuma medida judicial será tomada.

    Grande Abraço,

    ResponderExcluir