sábado, 19 de fevereiro de 2011

CLUBES DE FUTEBOL. CUIDADO. O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO VEM AÍ.


Existem inúmeras denúncias no Ministério Público do Trabalho de todo o País no que concerne à prática fraudulenta cometida pelos clubes de futebol na contratação de seus jogadores, principalmente aqueles contratados para curtas temporadas.

O objeto das denúncias se refere aos salários que os clubes fazem constar no contrato de trabalho e na carteira de trabalho do jogador profissional, o qual, na maioria dos casos, são infinitamente menores do que o verdadeiro salário pago.

Esta prática antiga e fraudulenta é realizada com o intuito de burlar algumas legislações vigentes no nosso País, e, principalmente, baratear o registro dos jogadores junto a CBF, através das Federações de Futebol locais, haja vista que a taxa de inscrição para jogadores que recebem até 02 (dois) salários mínimos é a mínima exigida, e por isso bem menor do que as demais que variam em consonância com o valor do salário do jogador.

O que reza nessas denúncias é que, por exemplo, um clube de futebol contrata um jogador para disputar um campeonato regional e acerta com o atleta um salário de R$ 8.000,00 (oito mil reais), porém, no contrato de trabalho é indicado apenas um salário equivalente a dois salários mínimos, e a diferença para o salário real é paga apenas através de recibo e de forma clandestina, lesando os jogadores, as entidades desportivas e a legislação vigente norteadora da matéria.

Em decorrência desta fraude o clube de futebol que contrata um jogador de futebol desta forma, deixa de recolher os encargos sociais sobre o real salário do atleta, bem como, se beneficia em detrimento dos direitos do jogador, quando do pagamento das férias, décimo terceiro salário e no ato do pagamento da rescisão contratual, pois os cálculos de tais verbas apenas considera o salário indicado no contrato, bem menor daquele recebido.

O que me deixa perplexo é que a constatação da prática desta fraude é tão frágil, podendo ser facilmente constatada pelo Ministério Público do Trabalho, mas mesmo assim os clubes, pelo seu tradicional costume de desorganização e certeza da impunidade, continuam a praticá-la.

Os rumores no meio jurídico, dão conta que o Ministério Público do Trabalho esta se preparando, para, de forma impiedosa, defenestrar esta fraude do meio desportivo, principalmente no mundo do futebol, punindo clubes e dirigentes que à praticam.

Chamo a atenção dos leitores que esta minha postagem não é uma DENÚNCIA, mas tão somente um ALERTA aos clubes de futebol do País, pois as denúncias já existem e tramitam através de inquéritos no MPT, e a deflagração desta operação de caça a estes fraudadores vai ocorrer a qualquer momento.

Mas eu estou tranquilo, sabendo que os clubes do nosso Estado de Alagoas não serão atingidos por tais medidas, em face da organização que lhe são peculiar. 

Um comentário:

  1. Dr. Carlos, me desculpe mais dizer que os clubes de alagoas são organizados nessa área e não burlam a justiça. Isso é uma piada né!
    Abraços!
    Joselito

    ResponderExcluir